MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3659
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Espólio documental
Denominação:
Antifonário
Título:
Hymnus
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal ?
Datação:
XVIII d.C.
Matéria:
Encadernação: Couro de cor castanha Pastas de madeira Nervos de cânhamo Tranchefile de cordel Ferragens de metal Corpo do Livro: suporte em papel produzido manualmente costura com fio de linho
Técnica:
Pastas de madeira revestidas a couro com ferros gravados a seco. Guardas duplas e cadernos solidários e cosidos entre si; nervos simples e assentes sobre os festos dos cadernos com fio de cosedura enrolado e entrançado. Texto impresso. Reclame no final da página.
Dimensões (cm):
altura: 37,5; largura: 26,5;
Descrição:
Antifonário comum dos santos. Encontra-se encadernado em couro gravado com motivos geométricos e vegetalistas e apresenta ferragens ornamentais nos cantos e centro, de ambos os lados da encadernação; as ferragens centrais possuem a inicial "C." gravada no metal. O primeiro "Hymnus" possui quatro folhas sem numeração; segue-se um corpo com numeração romana sequencial até ao CDLXIV; de seguida o "Officium Defunctorum", "Commemoratio", "Antiphonae", Gloria" e "Commemoratio" englobam mais 24 folhas sem numeração. Todo este conjunto possui texto em latim, com letras a preto e notação musical quadrada, também a preto, sobre tetragrama igualmente preto. Seguem-se 6 folhas com texto em latim com letras pretas e vermelhas, notação musical quadrada a preto sobre tetragrama vermelho; estas páginas possuem iniciais vermelhas dentro de quadrado com esquadria dourada e vermelha e motivos florais a preto.
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Palácio Nacional de Queluz em conjunto com mais 22 livros
Origem / Historial:
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 32, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “1056”; "Descrição" - “Um lote de vinte e três livros religiosos.”; "Valor" – "2.300$00"; “Observações” – “ Do Palácio Nacional de Queluz em 10-11-1940”.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica