MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS2976
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Canapé - Leito
Local de Execução:
Portugal
Datação:
1760 d.C. - 1770 d.C.
Matéria:
Madeira de nogueira e damasco de seda
Técnica:
Madeira esculpida, entalhada e vazada
Dimensões (cm):
altura: 138; largura: 227; profundidade: 112;
Descrição:
Canapé ou leito extensível de nogueira em estilo D. José, com estofo de damasco de seda vermelho. Trata-se de uma peça de grande riqueza decorativa ao gosto rocaille. Destaca-se o trabalho técnico da madeira de nogueira, muito apreciada na manufactura de mobiliário de luxo, que aqui foi esculpida, entalhada e vazada. Os braços muito finos contrastam com o dinamismo da composição do espaldar de linhas curvas, apresentando uma tabela vazada e entalhada com enrolamentos em torno de SS alongados. O cachaço, vazado e entalhado desenvolve-se com motivos assimétricos muito recortados. O alçado frontal apresenta motivos ricos de concheados e folhagem. Este móvel de grandes dimensões apresenta a particularidade de, uma vez aberto, se transformar num leito, graças à sua estrutura articulada e extensível. Essa estrutura encontra-se sob a almofada do assento, recolhida dentro da caixa tambem para reserva das almofadas do leito, quando aberto. Este tipo de móvel, em voga em Portugal em meados do século XVIII, em forma de canapé, sendo articulado e extensível pela frente, também recebeu o nome de "leito à inglesa".
Incorporação:
Compra - Peça adquirida a J. M. Presado.
Origem / Historial:
No “Cadastro dos Bens do Domínio Público”, de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 30v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” “951”; "Descrição" “Um sofá-cama extensível”; “Valor” “1.000.00”; “Observações” “Idem do mesmo, idem [Do Palácio Nacional de Queluz em 18-4-940] (J. M. Presado)”.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica