MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3602
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Pintura
Denominação:
Jefté sendo cumprimentado pela sua filha
Centro de Fabrico:
Holanda (?), Flandres (?)
Datação:
XVII d.C. - XVIII d.C.
Suporte:
Cobre
Técnica:
Óleo
Dimensões (cm):
altura: 70,5; largura: 87,5;
Descrição:
Representação de um episódio da história de Jefté, designadamente o momento em que o líder gileadita é cumprimentado pela sua filha única após a vitória militar sobre os amonitas. Jefté, antes da batalha, tinha feito um voto a Jeová: caso voltasse vitorioso da batalha, a primeira pessoa que saísse da sua casa de Mispa de Gileade ao seu encontro seria oferecida em sacrifício ao Senhor. A história do voto de Jefté encontra-se na Bíblia hebraica (Antigo Testamento), em Juízes 11:29-40. À direita da composição encontra-se Jefté e um grupo de cavaleiros, trajados com meia armadura, manto e elmo. À esquerda, saindo de um edifício acastelado de estética classicista, a filha de Jefté e um grupo de raparigas com túnicas e sandálias saúdam os cavaleiros dançando e tocando o tamborim. A composição parece seguir um dos modelos iconográficos atribuídos ao pintor flamengo Erasmus Quellinus (1607-1678), assimilados por artistas coetâneos e posteriores, como o desenhador, gravador e impressor holandês Jacob Folkema (1692-1767).
Incorporação:
Transferência - Proveniente do Palácio Nacional da Ajuda.
Origem / Historial:
ANTT, PT/PNA/DGFP/0001-002/0015/00015, Auto de arrolamento dos bens do Palácio Nacional da Ajuda, 533, Galeria dos Quadros X, fls. 4954-4955, 24 junho 1913. “N. 417 / Quadro pintado a oleo / sobre cobre, sem assigna- / assignatura visivel nem / moldura, representando um / guerreiro de gibão branco, / manto carmezim, capace- / te de plumas vermelhas, d’o- / lhar alto, montando um / cavallo branco, seguido d’ou- / tros cavalheiros com arma- / duras, uma bandeira e / lanças, resebidos á porta / d’uma cidade por uma / mulher loira, de túnica / amarella e carmezim, man- / to verde, cabelos louros e / joias no toucado, com o / busto semi-nú, seguido / d’um grande grupo de mu- / lheres tocando varios instru- / mentos e dansando, com / os bustos semi-nús, tendo / por detraz a tinta d’oleo / encarnada o nº 569, e a / preta o 211. Mede quasi 0,88 m / de L. e pouco mais de 0,70 m / de A. Transferido / Palacio Sintra /P. 986 - L. 41 / 30-10-940” Lnk: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4684005 No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1940, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 32v., a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “1070”; "Descrição" - “Um quadro a óleo sem moldura (cavalo branco e fundo de paisagem)”;"Valor" - "500$00"; “Observações” – “Do Palácio Nacional da Ajuda em 10-11-1940”
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica