MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3106
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Armário
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Holanda
Datação:
1640 d.C.
Matéria:
Madeira de carvalho. Ferragens em ferro.
Técnica:
Madeiras assembladas, entalhadas e embutidas. Ferragens recortadas e modeladas.
Dimensões (cm):
altura: 197; largura: 145; profundidade: 57;
Descrição:
Armário em carvalho, formado por dois corpos. O corpo superior estrutura-se em duas portas rectangulares, separadas por uma pilastra com base e cornija, motivo que surge também a ladear as portas. O centro das portas apresenta um rectângulo com decoração em relevo na qual se vêem motivos vegetalistas; estes rectângulos são emoldurados por frisos múltiplos. A transição para o corpo inferior faz-se por meio de um rebordo saliente, com decoração vegetalista que se estende para as ilhargas e se repete na transição para o entablamento. O corpo inferior, de maiores dimensões, possui igualmente duas portas e respectivas pilastras laterais e central. A decoração com rectângulos repete-se sendo aqui em número de quatro, dois em cada porta. Sob este corpo duas gavetas com a inscrição ANNO 1640. Nos ângulos e ao centro um espaço quadrangular decorado com uma folha de acanto. Pés esféricos. Sobre as portas superiores encontra-se o entablamento com arquitrave entalhada com um açafate ao centro, aves e motivos florais; o topo do armário é rematado por uma cornija saliente. As ilhargas são decoradas por três molduras com friso central colocado na vertical. O interior da parte superior divide-se em dois compartimentos distintos. O corpo inferior, embora aberto por meio de duas portas, é um espaço único e possui uma prateleira a todo o comprimento. As dobradiças não são visíveis. As portas possuem espelho em ferro para a fechadura e as gavetas ostentam no local de entrada da fechadura uma decoração floral em relevo.
Incorporação:
Compra - Addquirido no Salão de Arte Antiga
Origem / Historial:
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 28, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “839”; "Descrição" - “Um armário holandês.”; "Valor" – "8.000$00"; “Observações” – “Comprado no Salão de Arte Antiga”.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica