MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS3134
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Mobiliário
Denominação:
Armário
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
Portugal
Datação:
XVII d.C. - XVIII d.C.
Matéria:
Madeira e ferro.
Técnica:
Madeira entalhada e policromada.
Dimensões (cm):
altura: 134; largura: 119; profundidade: 54;
Descrição:
Armário em madeira, policromado, estruturado num corpo único com duas portas. Entablamento com cornija de motivos vegetalistas entalhada; o friso é formado por um denticulado (tanto a ornamentação da cornija como do friso prolongam-se às ilhargas). Nas portas, quatro almofadas (duas em cada porta), que no seu centro apresentam losangos ligeiramente salientes, ladeados por triângulos também eles entalhados; toda a zona frontal do móvel é policromada em tons de preto, vermelho e dourado. Fechadura em forma de T com aldraba em ferro; as portas são sustentadas por quatro dobradiças de ferro, colocadas do lado exterior do móvel. Pilastras com motivos vegetalistas nas extremidades do alçado frontal. O móvel termina numa base estriada, com pés esféricos. As ilhargas não apresentam decoração. No interior, uma prateleira central de ângulos salientes com balaústres (em forma de bilros). As costas são constituidas por várias pranchas de madeira; móvel destinado a estar encostado.
Incorporação:
Compra - Adquirido a A. P. Nolasco
Origem / Historial:
No "Cadastro dos Bens do Domínio Público", de 1939, da Direcção Geral da Fazenda Pública – Repartição do Património, fólio 29v, a peça vem referenciada com as seguintes informações manuscritas: “Número de ordem” – “892”; "Descrição" - “Um armário entalhado, séc. XVII.”; "Valor" – "800$00".“Observações” – “Comprado a A. P. Nolasco.”
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica