MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS2248
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Cremeira
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
França
Centro de Fabrico:
Limoges
Oficina / Fabricante:
Haviland & Cº - Limoges
Datação:
1889 d.C. - 1905 d.C.
Matéria:
Porcelana, ouro e vidrado.
Técnica:
Peça moldada, litografia e pintura manual.
Dimensões (cm):
altura: Total 6,5 / sem tampa 3,5; comprimento: 9;
Descrição:
Cremeira com tampa em porcelana. Peça moldada com bojo trilobado. Decoração polícroma e dourada sobre fundo branco com composições de flores campestres e vegetalistas de diferentes cores e variedades, dispostas assimetricamente. Bordo com ornatos e concheados relevados, retocados a ouro. A tampa, de encaixe, com dimensões ligeiramente superiores à caixa, tem recorte e decoração idêntica à restante peça, acrescida do monograma da rainha D. Maria Pia "MP", encimado por coroa fechada. Tem no topo, a servir de pega, um elemento relevado com enrolamento.
Incorporação:
Compra - Adquirido pela rainha D.Maria Pia
Origem / Historial:
Segundo nota no arquivo do Palácio Nacional da Ajuda, manuscrito pelo Duque de Loulé (mordomo - mor de D. Maria Pia), parte do serviço foi adquirido pela rainha D. Maria Pia, aquando da sua viagem a Paris, em 21 de Dezembro de 1896, à casa Bourgeois, Grande Dêpot; juntamente foram encomendados também a esta casa, vidros para Sintra, pratos para o Paço Real do Estoril e um serviço de jantar para o Duque de Loulé. Através deste documento fica a ideia que o serviço foi adquirido em mais de uma encomenda. Desconhecendo -se assim a data da primeira encomenda, consta o campo "Datação" a data de marca que as peças ostentam no seu verso. Transcrição do manuscrito do Duque de Loulé, onde consta a lista das peças encomendadas para este serviço (Haviland Limoges). Primeiro fólio: "Ir ao Grand Dêpot encomendar louça e vidros para Cintra e o serviço para o Duque de Loulé" Segundo fólio: "Avillon Louça Limoges de Cintra para 60 pessoas de florinhas. Vinte e quatro pratos soupeiros Cento e vinte de guardanapo Cento e vinte de sobremeza Vinte e quatro chavenas e pires para café Vinte e quatro para chá Vinte e quatro chavenas d' almoço" As imagens do documento encontram- se no campo: "Bibliografia / documentação associada"
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica