MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Palácio Nacional de Sintra
N.º de Inventário:
PNS2336
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Cerâmica
Denominação:
Cremeira
Autor:
Desconhecido
Local de Execução:
França
Centro de Fabrico:
Limoges
Oficina / Fabricante:
Haviland & Cº - Limoges
Datação:
1889 d.C. - 1905 d.C.
Matéria:
Porcelana, ouro e vidrado.
Técnica:
Peça moldada, litografia e pintura manual.
Dimensões (cm):
altura: 3,5; largura: 5,7; comprimento: 8,5;
Descrição:
Cremeira em porcelana. Peça moldada com bojo polilobado e pequena asa lateral relevada em forma de caule estilizado. Paredes interiores e exteriores com decoração polícroma e dourada sobre fundo branco com composições de flores campestres e vegetalistas de diferentes cores e variedades, dispostas assimetricamente, acrescidas na parede exterior do monograma da rainha D. Maria Pia "MP", encimado por coroa fechada.Bordo com ornatos e concheados relevados, retocados a ouro e pé recuado.
Incorporação:
Compra - Adquirido pela rainha D.Maria Pia
Origem / Historial:
Segundo nota no arquivo do Palácio Nacional da Ajuda, manuscrito pelo Duque de Loulé (mordomo - mor de D. Maria Pia), parte do serviço foi adquirido pela rainha D. Maria Pia, aquando da sua viagem a Paris, em 21 de Dezembro de 1896, à casa Bourgeois, Grande Dêpot; juntamente foram encomendados também a esta casa, vidros para Sintra, pratos para o Paço Real do Estoril e um serviço de jantar para o Duque de Loulé. Através deste documento fica a ideia que o serviço foi adquirido em mais de uma encomenda. Desconhecendo -se assim a data da primeira encomenda, consta o campo "Datação" a data de marca que as peças ostentam no seu verso. Transcrição do manuscrito do Duque de Loulé, onde consta a lista das peças encomendadas para este serviço (Haviland Limoges). Primeiro fólio: "Ir ao Grand Dêpot encomendar louça e vidros para Cintra e o serviço para o Duque de Loulé" Segundo fólio: "Avillon Louça Limoges de Cintra para 60 pessoas de florinhas. Vinte e quatro pratos soupeiros Cento e vinte de guardanapo Cento e vinte de sobremeza Vinte e quatro chavenas e pires para café Vinte e quatro para chá Vinte e quatro chavenas d' almoço" As imagens do documento encontram- se no campo: "Bibliografia / documentação associada"
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica