MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
991.21.6
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Adereços (e objectos de adorno)
Denominação:
Espelho Etrusco
Grupo Cultural:
Etrusco
Datação:
I a.C. - I d.C. - Época Romana
Matéria:
Bronze
Técnica:
Fundição
Dimensões (cm):
altura: 27; diâmetro: disco:13,5;
Descrição:
O disco é ligeiramente convexo, formando um ressalto. Tem a face gravada, representando o grupo chamado da "sacra conversazione", constituído por quatro figuras, três delas seguramente femininas, que podem documentar quer o "julgamento de Páris", quer "As Três Graças com Hermes" ou, ainda o grupo das Horae. Uma das figuras femininas apresenta-se nua (Helena?) com o manto pelos ombros, pernas cruzadas, botins curtos (calcei) e pontiagudos, com gorro frígio na cabeça. As outras três figuras, de túnica e com gorro fígio, ocupam quase toda a cena, do lado esquerdo da jovem nua. O cabo é espesso, revestindo a forma de um crocodilo estilizado. Uma das figuras sugere um cenário etrusco ou italo-etrusco, segundo os cânones que foram adaptados e divulgados nos primeiros anos do Alto Império, quando a execução dos modelos iconográficos passou a ser menos cuidada. (M.S.P./L.C.)
Incorporação:
Doação - D. Luís Bramão
Proveniência:
Desconhecido
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Em 1990 D. Luís Bramão doou ao Museu Nacional de Arqueologia um importante núcleo de peças arqueológicas etruscas, gregas e romanas entre as quais se inclui esta peça.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica