MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 28 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
985.45.24
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Artefactos ideotécnicos
Denominação:
Placa de xisto gravada
Grupo Cultural:
Megalitismo de Reguengos de Monsaraz
Datação:
Neolítico Final / Calcolítico
Matéria:
Xisto
Dimensões (cm):
largura: 10,5; espessura: 1,1; comprimento: 16,3;
Descrição:
Grande placa de forma trapezóidal, com um orifício central e três zonas decorativas: a zona superior apresenta duas faixas oblíquas que ladeiam o triângulo central, que é liso, e quatro paralelas e oblíquas. Na zona central apresenta uma faixa separadora, horizontal de bandas paralelas com decoração em espinha e uma lisa. A zona inferior apresenta decoração espinhada com reticulado oblíquo.
Incorporação:
Achado - Escavações arqueológicas
Proveniência:
Olival da Pega
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Anta Grande do Olival da Pega. Peça proveniente de escavações arqueológicas realizada pelos arqueólogos Leisner nos anos de 1947 e 1948. Trata-se de um grande monumento funerário, de forma poligonal, evoluindo para trapezoidal, com cabeceira larga, ladeada por dois esteios e de entrada afunilada. Ao invés da câmara de grandes dimensões, o corredor é de pequenas dimensões. Pela sua grandeza, supõe-se que deveria ter contido inúmeras deposições ou ter sido utilizada como ossuário.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica