MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
E 5249
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Berrão
Grupo Cultural:
Cultura Castreja
Datação:
I d.C. - III d.C. - Idade do Ferro (Castrejo) - Época Romana
Matéria:
Granito
Dimensões (cm):
altura: 80; largura: 44; comprimento: 140;
Descrição:
Escultura zoomórfica representando um javali, em granito. Esculpido em monólito, apresenta um corpo curto e atarracado, cabeça destacada e focinho proeminente, no qual é representado em relevo o par de presas recurvadas. Apresenta duas orelhas pequenas: a direita, parcialmente mutilada, forma ainda um saliente quadrilátero. A orelha esquerda, em posição simétrica, tem superfície ligeiramente escavada. Tem olhos pequenos e elípticos, o da esquerda em parte mutilado por incisões. Os membros são representados em dois blocos talhados de forma fruste.
Incorporação:
Doação - Obtido pelo Padre José Augusto Tavares.
Proveniência:
Cabanas de Baixo.
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* O Padre José Augusto Tavares deu notícia da existência de seis figuras de granito, representando porcos, no volume da publicação "O Arqueólogo Português" de 1895, salientando a importância da sua permanência no Museu Etnológico ou em qualquer outro, de modo a garantir uma melhor conservação. Mais tarde foram obtidas por aquele, e oferecidas ao Museu.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica