MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 364
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Gargantilha
Datação:
VII a.C. - VI a.C. - Idade do Ferro Antigo
Matéria:
Ouro (Análise Au nº2791 : Ag. 25-30 / Cu 34 / Sn 0.16 / Bi 0.01)
Técnica:
Laminado ; martelado ; relevado (embutido?) ; soldado ;
Dimensões (cm):
largura: 3,8; espessura: 0,3; comprimento: 23;
Descrição:
Gargantilha formada por seis módulos rectangulares ou trapezoidais de malha de arame torcido, sobre a qual se soldam, numa das faces, elementos semiesféricos ocos. Cada módulo é constituído por cinco bandas de meandros - de cinco laçadas cada - dispostas lado a lado e unidas por solda. As dimensões irregulares das bandas dão origem, por vezes, a uma forma trapezoidal. Sobre cada módulo soldam-se três fiadas paralelas de cinco semiesferas cada, duas laterais e uma central. Nos módulos Au 364, 365 e 366 as semiesferas são lisas e nos restantes são umbilicadas. O módulo Au 365 tem entre cada fiada de semiesferas uma banda rectangular muito estreita, decorada por pontilhado e apresenta nas orlas transversais, às fiadas de semiesferas, um arame soldado rematado por argolas. Uma das bandas apresenta-se interrompida e, no reverso, verifica-se que os arames são por vezes interrompidos e soldados. O módulo Au 367 apresenta uma lacuna (malha e semiesfera) num dos cantos. Em reserva encontra-se uma semiesfera que não foi integrada aquando do restauro da peça.
Incorporação:
Compra - Aquisição a um ourives por Manuel Heleno
Proveniência:
Baião.
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Contexto arqueológico desconhecido. Possível "tesouro", encontrado com as peças que na colecção do MNA têm a mesma proveniência. Todas as peças provenientes de Baião foram compradas pelo Dr.Manuel Heleno a um ourives por 4.000$.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica