MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 29 de março de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 180
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Brinco
Datação:
Idade do Ferro Antigo
Matéria:
Ouro.
Técnica:
Laminado e soldado.
Dimensões (cm):
altura: 2,0; largura: 2,2; espessura: 0,3;
Descrição:
Brinco lunular, oco e ligeiramente convexo, formado por duas lâminas sobrepostas, relevadas e soldadas nos bordos. É decorado ao centro por duas nervuras paralelas e longitudinais e contornado inferiormente por dois arames duplos torcidos. Os bordos são reforçados por arame duplo sobre o qual se solda um renque de esférulas. As extremidades são decoradas por uma faixa ondulada de arame e apenas uma é rematada por um elemento troncocónico formado por arame espiralado, no topo do qual se solda uma lâmina quadrangular onde se encontram fixas, dispostas paralelamente, duas argolas que fixariam o gancho. O outro remate, provavelmente idêntico, é inexistente. O reverso é em tudo idêntico ao anverso excepto na decoração, ausente no contorno inferior. O brinco apresenta-se amolgado e com lacunas no renque de esférulas do bordo inferior.
Incorporação:
Compra - Aquisição (dir. J.L.Vasconcelos)
Proveniência:
Santana de Cambas
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Achado nos arredores de Santana de Cambas, próximo da Mina de S.Domingos, Mértola, em Junho de 1903. Comprada em 10 de Maio de 1908 ao ourives Moita, de Beja.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica