MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 566
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Torques
Datação:
IV a.C. - II a.C. - Idade do Ferro(?) Castrejo
Matéria:
Ouro.
Técnica:
Martelado, relevado e soldado.
Dimensões (cm):
espessura: 0,9; diâmetro: 15,0;
Descrição:
Torques de aro subcircular, maciço e aberto, de secção losangular e faces côncavas, espessado na zona média e nas extremidades, com terminais ocos em dupla escócia. É decorado nas cinco faces externas da zona média do aro e no topo dos terminais. A decoração geométrica é definida por linhas duplas e simples de círculos e de duplos círculos concêntricos. Na zona média, é constituída por cinco séries de duas pétalas unidas numa das extremidades, formando arcos, os quais são cruzados por um alinhamento em ziguezague de círculos concêntricos. Este conjunto tem, de cada lado, um semicírculo que contém dois círculos concêntricos e que terminam por agrupamentos triangulares de três círculos. O topo dos terminais é decorado por uma roseta inscrita num círculo. A roseta tem o centro marcado por esfera, e cada uma das pétalas, a meio e na extremidade, é pontuada por duplos círculos concêntricos. As pontas das pétalas são ainda ligadas entre si por triplos arcos. A decoração dos terminais é assimétrica, sendo uma das rosetas constituída por seis pétalas e outra por sete.
Incorporação:
Doação - Doação da Sociedade Hidroeléctrica do Cávado, em 7/1/1959
Proveniência:
Paradela do Rio
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Achado casual, juntamente com os torques nºs Au 568 e Au 569, nas proximidades da barragem fluvial de Paradela do Rio, em finais de Julho de 1958.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica