MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 586
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Pátera com inscrição
Datação:
Época Romana
Matéria:
Prata
Técnica:
Martelada e relevada, soldada.
Dimensões (cm):
altura: 3,3; diâmetro: 8,1;
Descrição:
Pátera troncocónica, de lados e fundo ligeiramente arqueados, apresentando um cabo trapezoidal de contorno curvilíneo. Na parte interna, o vaso é decorado por uma linha incisa que contorna o bordo, ligeiramente espessado; na parte externa a decoração é idêntica quer ao nível do bordo superior quer ao da base; o fundo é decorado por dois círculos concêntricos, um central e outro periférico, entre os quais se apresenta uma inscrição a pontilhado, muito ténue e de difícil leitura. O cabo apresenta um arranque que se prolonga pelo bordo da taça, com decoração simétrica constituída por uma cabeça de ave com longo bico (incisa), e um hexafólio relevado; o cabo é decorado, sensivelmente a meio, por uma folha de hera pendente de um fino tronco, relevada e incisa; na extremidade é decorado por duas cabeças de ave, geminadas, relevadas; o reverso do cabo é liso. (Segundo ficha de Catálogo do MNA). Inscrição: QVINTIA ETVSCA F. "Para o filho(a)? Quintia Etusca...)
Incorporação:
Achado - Mandato legal.
Proveniência:
Herdade do Reguengo
Origem / Historial:
Herdade do Reguengo: Sítio escavado em 1961 por intermédio do então Director do Museu Nacional de Arqueologia - Manuel Heleno – na sequência da extensão da área prospectiva de Torre de Palma. Necrópole romana de incineração datada do século I d.C até ao primeiro quartel do século III d.C, sendo esta constituída por sete sepulturas feitas na própria rocha; continham ainda espólio cerâmico (comum e sigillata), vidro e metais. *Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Esta pátera foi encontrada em 1965, no decurso de escavações do cemitério romano situado na Herdade do Reguengo. Trata-se de uma peça bastante comum, mas única na colecção do MNA.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica