MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 806
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Numismática
Denominação:
Denário com cabeça de Apolo e Cupido
Local de Execução:
ROMA
Oficina / Fabricante:
ROMA
Datação:
85 a.C. - Época Romana
Matéria:
Prata
Técnica:
Cunhagem
Dimensões (cm):
altura: .;
Descrição:
Denário de prata. Anverso: Cabeça laureada de Apolo, virada à direita, com coroa de carvalho. Atrás: MN.FONTEI.CF. à frente marca de controlo. Reverso: Cupido montado num bode, à direita, dentro de coroa de carvalho. Em cima dois "pilae" (chapéus cónicos, segundo Crawford, usados por Castor e Pólux). No exergo: "Tirso" (bastão normalmente representado com folhas de hera e de videira com uma pinha no topo, símbolo da imortalidade).
Incorporação:
Compra - A José de Guimarães pelo Fundo de Fomento Cultural para o MNA.
Proveniência:
Pancas, Santana de Carnota, Alenquer
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Encontrado em 1979 por Inácio Lopes Machado durante o decurso de trabalhos agrícolas, a 30 cm de profundidade. Tesouro constituído por 136 denários, 3 colares e um pingo de prata e 9 arrecadas e um brinco de ouro. O conjunto das moedas e das jóias foi comprado a José Guimarães, pelo Fundo de Fomento Cultural, por 750.000$00.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica