MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu de Évora
N.º de Inventário:
ME 1707
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Escultura
Denominação:
Figura feminina (Ceres)
Autor:
Desconhecido
Datação:
1 d.C. - 14 d.C. - Romano
Matéria:
Mármore branco
Dimensões (cm):
altura: 116; largura: 78; profundidade: 83;
Descrição:
Três fragmentos de estátua (corpo e pés) de mármore branco, representando uma personagem feminina, sentada numa cadeira. Está vestida com túnica, que desce até aos pés descalços e manto, dobrado sobre as pernas, cujas pregas estão muito bem marcadas. Os pés estão visiveis (destacados do corpo e incompletos), mas a parte superior do corpo e os braços estão desaparecidos.
Incorporação:
Transferência - Biblioteca Pública de Évora
Proveniência:
Vale de Aguieiro.
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 * Apareceu na Villa romana de Vale de Aguieiro. Segundo Barata (1903) apareceu na Quinta do Capitão João Manuel da Veiga, onde se pensa ter havido uma naumaquia romana. Na ausência de qualquer atributo simbólico, torna-se difícil identificar a figura: pode tratar-se de uma deusa (Cibele, segundo A.F. Simões, Ceres ou Demeter) ou de uma imperatriz. Pertenceu à Colecção de Frei Manuel do Cenáculo, vindo de Beja para a Biblioteca Pública de Évora em 1868.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica