MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional de Arqueologia
N.º de Inventário:
Au 1140
Supercategoria:
Arqueologia
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Torques
Datação:
V a.C. - IV a.C. - Idade do Ferro
Matéria:
Ouro
Técnica:
Martelado, relevado e soldado
Dimensões (cm):
diâmetro: 15 (máx);
Descrição:
Torques de ouro, constituído por um aro maciço, com terminais em dupla escócia. O aro maciço é rígido e foi obtido, provavelmente, por martelamento a partir de um lingote fundido. A secção é losângica, de lados côncavos, diminuindo gradualmente de espessura do centro para as extremidades de inserção nos terminais, onde volta a aumentar, para finalizar em encaixes com uma secção quadrangular menor que a secção losângica de que são o prolongamento. Os terminais são em dupla escócia, sendo as superfícies laterais formadas por dois parabolóides de revolução unidos. Os extremos são constituídos por duas áreas circulares, apresentando a proximal um orifício quadrangular onde o aro era embutido e soldado, enquanto que a face distal se encontra ornamentada. Segundo Alves, Araújo e Soares in OAP, vol.20, 2002 A decoração insere-se num interior de uma moldura circular que acompanha a forma do terminal, é constituída por uma forma semelhante a uma estrela de cinco pontas, introvertidas no sentido dos ponteiros do relógio. No exterior desta forma, os espaços são preenchido a punção, formando cinco enrolamentos. No centro do terminal ainda são visiveis os vestígios da utilização de linhas mestras que o artifice utilizou para orientar o seu trabalho.
Incorporação:
Compra - Adquirido pelo Instituto Português de Museus (ver historial)
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; nº 19/2006; 18/07/2006* Aquisição do Estado (IPM) à Sra. D. Maria Amélia Botelho, residente no Porto.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica