MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Machado de Castro
N.º de Inventário:
11223;E147
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
São Pedro
Datação:
1558 d.C. - 1565 d.C.
Matéria:
Calcário
Dimensões (cm):
altura: 140;
Descrição:
Escultura de vulto perfeito, em calcário, representando São Pedro apóstolo. Apresenta-se em pé, com cabelo encaracolado, ligeira calvíce na fronte e barba curta e bifurcada; o rosto define-se por olhos rasgados, nariz afilado, lábios finos e boca entreaberta, deixando ver os dentes. Veste túnica longa, abotoada no peito e presa por cinto de couro com fivela; tem um manto pelos ombros, trespassado na frente, e calça sandálias. Segura na mão esquerda um livro entreaberto pelos dedos e na direita uma chave. Assenta numa base de formato circular.
Incorporação:
Doação - MNAA - Colecção Comandante Ernesto Vilhena
Origem / Historial:
* Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006; 18/07/2006* Pertence à Capela do Tesoureiro, proveniente da Igreja de São Domingos, Coimbra, e incorporada no Museu em 1963. A escultura pertencia à colecção Comandante Vilhena, no MNAA, tendo sido doado ao Museu e recolocado na Capela do Tesoureiro em 1980/81, no âmbito das comemorações do centenário de João de Ruão.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica