MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1629
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Desenho
Denominação:
Frade - Estudo para "Camões lendo os Lusíadas aos Frades de São Domingos"
Datação:
1926 d.C.
Suporte:
Papel avergoado
Técnica:
Sanguinea
Dimensões (cm):
altura: 49,3; largura: 39,5;
Descrição:
Figura de homem idoso, representado de perfil, sentado numa cadeira, trajando volumoso hábito com o capuz e escapulário da Ordem dos Dominicanos. Trata-se de um estudo do natural, de um amigo do artista, Guilherme Faria, que tal como outras figuras do meio cultural portuense, posaram como modelos para o quadro Camões lendo os Lusíadas aos Frades de São Domingos (cf. CASTRO, 1997, pp.46-47). Na transposição para a tela, mantém-se a mesma atitude e fisionomia que encontramos no desenho. Espacialmente, a figura aparece no lado direito da pintura, em primeiro plano. Existe um grande número de estudos preparatórios, de pormenor e de conjunto para esta obra, na colecção da Casa-Oficina António Carneiro, como em colecções particulares. O artista fez duas versões do quadro, uma concluída em 1927, outra em 1929, esta última exposta e vendida no Brasil no mesmo ano.
Incorporação:
Compra - Por verba orçamental
Origem / Historial:
Referido em exposição nos catalogos do MGV (com a designação de "Um Monge") de 1934, na "7ª Sala das Aguarelas, Gouaches e Desenhos"; no de 1940, na "13ª Sala - Das Aguarelas, Gouaches e Desenhos"; no de 1951, "13ª Sala..."; no de 1969 "Sala XIV - Pintura a Pastel e Guacho".
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica