MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sexta-feira, 26 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
687
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Ourivesaria
Denominação:
Caneca
Autor:
Samuel Wells
Local de Execução:
Londres
Datação:
1761 d.C. - 1762 d.C.
Matéria:
Prata e marfim
Técnica:
Batida, fundida relevada e incisa
Dimensões (cm):
altura: 20; largura: 11; comprimento: 20;
Descrição:
"Peça em prata, com asa, bico e base soldadas ao corpo e decoração essencialmente vegetalista e relevada. A base tem um friso decorado com motivo vegetalista estilizado. A decoração do corpo é separada por um anel em prata soldado ao corpo. A parte inferior, menor, está profusamente decorada com motivos vegetalistas em relevo - volutas, miosótis, amoras, etc. - e por um recticulado inciso. Na parte superior, maior, o motivo central é uma cartela - de volutas, rosas, amoras, tulipas etc. - que enquadra um braço sobre um cordão, que empunha um ramo de carvalho. Este motivo é feito a buril. A ligação do bico ao corpo é feita pela continuidade dos motivos vegetalistas relevados que caracterizam a peça. A asa é composta por 3 partes: rebitadas, unidas por 2 anéis de marfim e decorada com motivos vegetalistas na parte externa. O bordo da tampa apresenta dois relevos para o encaixe no bico. O friso inferior repete o motivo da base; a parte superior da tampa é ornamentada por grinalda de flores, em relevo. Junto à dobradiça existe uma pega vertical à tampa." (Maria Antónia Lemos e Maria Adelaide Carvalho,Técnicas superiores do Inventário de Bens Culturais Móveis - 1992)
Incorporação:
Legado - Legado do Dr. Alberto Eduardo Navarro, Visconde da Trindade
Origem / Historial:
Em 19 de Junho de 1970 foi elaborada no 17º cartório de Lisboa uma relação das especies do legado do Dr. Alberto Eduardo Navarro, Visconde da Trindade. Esta listagem foi enviada ao museu de Grão Vasco, juntamente com o oficio da direcção geral dos assuntos culturais, de 6 de Janeiro de 1973, ref.DV 6/21/1(69), para que se pronuncie sobre as que mais convinham às suas colecções. Em 1876 as peças provenientes deste legado foram expostas no M.G.V. e foi publicado um catálogo "Exposição Temporária Legado do Dr. Eduardo Navarro"
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica