MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 27 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Grão Vasco
N.º de Inventário:
1121
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Denominação:
António Ramos Pinto
Autor:
Pinto do Couto, Rodolfo (1888 - 1945)
Datação:
1944 d.C.
Matéria:
Bronze
Suporte:
Granito
Dimensões (cm):
altura: 54 cm; largura: 28,5 cm; profundidade: 23 cm;
Descrição:
Busto de António Ramos Pinto (1854 - 1945), em bronze, assente em base de granito polido, de contorno inferior arredondado, a terminar em semi-círculo com remate central de ponta. A figura encontra-se fixada de frente, apresentando calvíce e o rosto expressivo marcado pelos sinais da idade. Os relevos das bolsas dos olhos e das maças do rosto, em simetria com o nariz, jogam com a barba do queixo e o proeminente bigode de pontas levantadas, oferecendo um porte firme e sereno, acentuado pelo olhar e expressão da boca semi aberta. Com os ombros cortados, o realce vai para a camisa de colarinho largo, unido pelo grosso nó da gravata, a que se sobrepõe o colete em forma de "V" e, sem definição dos limites exteriores, a gola do casaco.
Incorporação:
Compra - Compra por Dotação Orçamental a Manuel Pinto.
Origem / Historial:
O primeiro registo da peça é feito em 1973, no Livro de Cadastro dos Bens do Domínio Publico - CBDP, com o n.º 3753 e a seguinte descrição: " Busto de bronze representando uma cabeça com base de granito polido do escultor Pinto do Couto e datado de 1944", adquirido por "dotação orçamental" e pelo valor de "39.000$00". Em abril de 1984, no âmbito do SIC - Serviço de Inventário das Colecções do museu, no registo de peças em ficha manual, ao busto de bronze é atribuida a designado de "Busto de Albano Portocarrero", denominação que vai manter no Programa Matriz 3.0 (introduzido nos anos de 2002-2003), com disponivbilização ao publico em 22-3-2011. Em 12.10-2017, Ana Filipa Correia, Diretora de Comunicação da empresa "Ramos Pinto - Porto & Douro", contacta o serviço de inventário do MNGV e informa de que a Casa Ramos Pinto possui em exposição um exemplar igual ao do Museu Nacional Grão Vasco, obra que representa António Ramos Pinto, irmão de Adriano Ramos Pinto, figura que fundou a casa Ramos Pinto em 1880. (Alcina Silva, 17-10-2017). No processo individual do escultor Rodolfo Pinto do Couto, existe um recibo de 22-2-1973, assinado por Russel Cortez (Diretor do Museu Grão Vasco) e Manuel Pinto, com a seguinte redação:"Um busto de bronze representando uma cabeça com base de granito polido do escultor Pinto do Couto e datado de 1944 / (trinta e nove mil escudos)". Em 2017 foi identificada a figura representada, tratando-se de António Ramos Pinto (1854-1944), figura ligada à Casa Ramos Pinto desde 1896, e que foi fundada por seu irmão Adriano Ramos Pinto, em 1880. Na Casa Ramos Pinto encontra-se um outro busto, igual ao do Museu Nacional Grão Vasco.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica