MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
quinta-feira, 25 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu Nacional Soares dos Reis
N.º de Inventário:
41 Esc MNSR
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Escultura
Título:
O Desterrado
Autor:
Reis, António Soares dos
Local de Execução:
Itália, Roma
Datação:
1872 d.C.
Matéria:
Pedra (mármore de Carrara)
Técnica:
Esculpida
Dimensões (cm):
altura: 178; largura: 68; profundidade: 73; diâmetro: 66,5;
Descrição:
Nu de figura masculina representando um jovem, em tamanho natural, sentado num rochedo onde bate uma onda do mar. Com o tronco curvado, apresenta os braços apoiados à direita, com as mãos entrelaçadas, e a cabeça pendente para o lado oposto; os membros inferiores cruzam na zona inferior da perna. O modelo mostra cabelo ondulado e um olhar vago, de expressão melancólica. Base circular.
Incorporação:
Outro - Fundo Antigo do Museu, proveniente da Academia Portuense de Belas Artes.
Origem / Historial:
*Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006* "O Desterrado" foi a prova final de Soares dos Reis, realizada em Roma em 1872 como pensionista do Estado no estrangeiro pela Academia Portuense de Belas Artes. Em 1874 figurou na 11.ª Exposição Trienal da referida Academia e foi Medalha de Ouro na Exposição Internacional de Madrid de 1881. A obra foi inventariada no Museu Nacional de Soares dos Reis (reorganizado pelo Dec. n.º 21 504, de 25 de julho de 1932). Em 1940 participou na exposição "A Obra de Soares dos Reis", realizada no âmbito das Comemorações Nacionais que assinalaram no Porto a instalação do Museu no Palácio dos Carrancas.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica