MatrizNet

 
Logo MatrizNet Contactos  separador  Ajuda  separador  Links  separador  Mapa do Site
 
sábado, 20 de abril de 2024    APRESENTAÇÃO    PESQUISA ORIENTADA    PESQUISA AVANÇADA    EXPOSIÇÕES ONLINE    NORMAS DE INVENTÁRIO 

Animação Imagens

Get Adobe Flash player

 


 
     
     
 
FICHA DE INVENTÁRIO
Museu:
Museu da Música
N.º de Inventário:
MNM 0582
Supercategoria:
Arte
Categoria:
Instrumentos musicais
Denominação:
Órgão Positivo
Autor:
Fontanes, Joaquim Antonio Peres
Local de Execução:
Portugal
Centro de Fabrico:
Lisboa
Datação:
1780 d.C. - 1790 d.C. - Rococó-Neoclassicismo
Matéria:
Buxo, pau-santo, outras madeiras, metais diversos, óleo.
Dimensões (cm):
altura: 810; largura: 1290; comprimento: 3060;
Descrição:
Aerofone com tracção mecânica, dois pedais auxiliares (ligar/desligar cheios); someiro de corrediças, um teclado. Capas das teclas naturais em buxo e acidentais em pau-santo. Registos quer para a mão esquerda, composto de 3 filas (15ª, 19ª e 22ª), dezanovena, quinzena, flautado de 6 tapado, flautado de 12 tapado, quer para a mão direita (voz humana, dozena e quinzena) e teclado, divididos entre dó3 e dó#3. Fole e ventilador eléctrico recentes. De grandes dimensões, apresenta madeira pintada de verde e decoração vegetalista no interior das portas e frontal dourado. O âmbito do instrumentos é dó1 a ré5. Possui igualmente um manual com uma extensão de quatro oitavas e uma segunda maior, Dó - Dó3 + Dó #. ré. Os tubos dianteiros são em metal (ligas de estanho, chumbo e zinco) e os mais recuados em madeira.
Incorporação:
Compra - Proveniente do Porto. Foi adquirido pelo Departamento de Musicologia do Instituto Português do Património Cultural (IPPC).
Origem / Historial:
Bem cultural móvel classificado como de interesse nacional (Tesouro Nacional) pelo Decreto n.º 19/2006, de 18 de Julho, e respectiva declaração de rectificação n.º 62/2006, de 15 de Setembro. Este órgão foi construído por Joaquim António Peres Fontanes, considerado um dos mais relevantes organeiros Portugueses. Com um estilo próprio, Fontanes foi responsável por instrumentos com características técnicas e sonoras enquadradas dentro do que podemos chamar o Órgão Português. Entre outros, construiu três dos seis órgãos de Mafra, bem como os da Sé de Lisboa, Igreja do Loreto ou Igreja de São Tiago, em Tavira. Foi utilizado em contexto religioso. É proveniente de uma igreja ou convento extinto.
 
     
     
   
     
     
     
 
Secretário Geral da Cultura Direção-Geral do Património Cultural Termos e Condições  separador  Ficha Técnica